Pretérito Mais que Presente

Em “Pretérito Mais Que Presente” a questão temporal se esconde e se mostra nos poemas enquanto se discute consigo mesmo a respeito de si e do mundo. São observáveis resquícios ainda d' O EU Mais Íntimo, primeiro livro de Diego Ramos Mileli, e já se pode verificar as mudanças que se concretizarão em “Vida e Poesia”. Essa transição, que talvez, se possa dizer, encerra uma primeira fase da literatura do autor, efetua-se conjuntamente com o fim da adolescência e a nova forma de contato que se estabelece com a realidade em redor. Ainda impregnado da melancolia anterior, percebe-se desencanto e desesperança com as perspectivas de futuro. Por outro lado, em algumas das poesias afloram enlevos e entusiamos. Outras vezes o monólogo se faz de uma análise fria, porém que não deixa de representar idéias que transbordam de sentimentos. Nos dois textos finais, escritos em prosa, não há como não notar a crítica irônica a valores da sociedade moderna. É um livro que pode levantar discussões para o auto-conhecimento e reflexões diversas.




Prefácio

Nesse livro mantenho e manterei até quando me for possível - espero que sempre- o projeto pessoal de Literatura Sem Fins Lucrativos, em que aquele que adquire um exemplar paga o preço que achar justo. O objetivo é que a literatura se faça não por profissão, mas por prazer, como legítimo amador, o que faz por gosto. Além disso, possibilita o acesso de mais gente aos textos, posto que cada um contribui de acordo com suas condições para isso, sendo mais importante que qualquer coisa, que leia todo aquele que desejar. Dessa forma os valores não são uma imposição e o leitor obrigado a aceitá-la e quem adquire também 'agrega' valor à obra. A divulgação fica por conta dos próprios leitores e a literatura é paga na medida do valor que se considerar que ela deve ter.
Esse livro é praticamente uma transição entre o estilo de O EU Mais Íntimo e o do Vida e Poesia. O último traz uma crítica à própria literatura e à poesia em si - não deixando de lado os temas da Vida e do cotidiano - tentando entendê-los. A publicação desse se fará tão breve quanto possível. No presente livro encontram-se, ainda, resquícios das ideias e abordagens dos poemas que marcaram o período primeiro do meu desenvolvimento literário, o qual teve princípio na adolescência. No decorrer desta obra se observa a construção de outras formas de abordagens dos mesmos problemas, bem como o surgimento de outros interesses. Com a própria metamorfose natural do indivíduo ao longo da vida, varia também o estilo da escrita. “Pretérito mais que presente”, título também de um dos poemas, portanto, não tinha como deixar de ser o título deste livro.
Bom, não vou me ocupar mais deste prefácio. Deixarei que o livro fale por si nos seus questionamentos e análises da relação de si com o universo que nos cerca, remanescendo ainda o EU e surgindo a mudança e a ironia, além do olhar que aos poucos vai se erguendo para o horizonte, em vez de olhar somente par a dentro.


Para adquirir, basta entrar em contato por e-mail, facebook ou sinal de fumaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário